II Encontro de Pais e Responsáveis pelos alunos das turmas 89 e 90 do CAMP Vila da Penha

II Encontro de Pais e Responsáveis dos Alunos das turmas 89 e 90

II Encontro de Pais e Responsáveis dos Alunos das turmas 89 e 90

No último dia 18 realizamos na instituição o II Encontro de Pais e Responsáveis pelos alunos das turmas 89ª e 90ª do CAMP Vila da Penha.

Contamos com a presença de 40 responsáveis, dentre mães, pais, tios, tias, avós e irmãs. O tema do encontro foi Educação dos Filhos, Novos Desafios e a partir desta ideia conversamos sobre as questões que preocupam tanto hoje as famílias dos adolescentes e se colocam como novos desafios para educarem seus filhos (ou netos, ou sobrinho, etc.).

A participação dos responsáveis foi ótima! Eles contribuíram muito para o debate enriquecendo a fala da equipe do Camp Vila da Penha que pretendia dialogar sobre o tema de forma que levasse a todos a refletirem sobre a forma que agem diante das diversas situações que surgem na difícil arte de educar.

“Acreditamos que foi um sucesso!” afirma a assistente social Viviane Gonçalves, após o encontro e completa: “Vimos mães querendo falar, desabafar e justificar suas ações, mas sempre com o intuito de mostrar que, acima de tudo, está a boa intenção, a preocupação com o bem estar do adolescente. Vimos pais ouvindo atentos as nossas palavras de incentivo ao carinho para com seus filhos e percebemos as avozinhas preocupadas em não serem superprotetoras.”

As professoras Alice Chaves e Luciana Barcellos também participaram do debate e consideram que foi muito proveitoso o encontro por proporcionar às pessoas que participaram e que se vêm responsáveis por um adolescente a chance de poderem ouvir alguém dizer que o que fazem está certo ou – mesmo que não estejam – como é importante terem um espaço que não julgue suas deficiências, mas, pelo contrário, compartilhe ideias e experiências para aliviar angústias e inquietações.

Encontros como este deveriam acontecer sempre nos diferentes espaços sociais: nas escolas regulares, nos condomínios, nas igrejas, pois o que está em jogo é mais do que a educação dos filhos (sobrinhos, netos, irmãos), estamos diante de uma questão social que é o futuro da nossa sociedade, os adolescentes de hoje serão os adultos de amanhã, temos que pensar sobre eles e educá-los, este é o legado que deixaremos e também será o legado que eles deixarão para os seus sucessores.

 

Pausa para um cafezinho durante o encontro dos pais e responsáveis

Pausa para um cafezinho durante o encontro dos pais e responsáveis

Enquanto o debate ocorria os convidados puderam saborear um cofeebreak preparado com todo carinho pela Dona Dinha, a mãezona do Camp Vila da Penha.

Share
Esta entrada foi publicada em Adolescentes, educação, família, jovens, Lei da Aprendizagem, Lei do Estágio, ONG, Oportunidades, Práticas Sociais, solidariedade, Trabalho. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.