Ações e programas aplicados

Principais ações do CAMP Vila da Penha

PTPA – Programa de Trabalho Protegido na Adolescência

Modalidade desenvolvida em parceria com a FIA, exclusiva para o público adolescente na faixa etária de 15 a 17 anos. O PTPA tem como objetivo, oferecer capacitação profissional ao público atendido pela nossa instituição.

Programa Jovem Aprendiz

Sancionado através da Lei nº 10.097/2000, e regulamentada através do Decreto nº. 5.598/2005, esta modalidade tem por objetivo promover a inserção de jovens na faixa etária compreendida entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, oferecendo ao mesmo tempo a capacitação profissional.

O CAMP Vila de Penha, por atender as exigências do Ministério da Economia, está cadastrado como Entidade Qualificadora para desenvolver o Programa Jovem Aprendiz.

Manual da Aprendizagem

Clique no botão abaixo para fazer download do Manual da Aprendizagem.

Manual da Aprendizagem

Nossos cursos validados

ATIVIDADES PRÁTICAS: Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; Atender fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; Registrar e agendar entrevista para seus superiores, bem como recordá-los dos compromissos firmados, em tempo hábil; Atender telefone e anotar as informações pertinentes; Redigir cartas, relatórios, memorandos, atas de reunião e outros documentos; Preparar apresentações e planilhas; Manter organizado os arquivos da empresa ou setor; Solicitar móveis, papéis, formulários e outros materiais utilizados no escritório; Ajudar na recepção se necessário; Elaborar orçamentos e relação de estoque; Pagar contas, faturas bancárias e fazer relatórios de faturamento; Manter organizado o escritório e com bom layout.

PS.: Os adolescentes de 14 a 18 anos incompletos não poderão realizar atividades práticas previstas no Decreto 6481/2008 (Lista TIP), exceto quando realizadas em ambiente laboratorial.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Fazer a separação e classificação de documentos para autenticações e reconhecimentos de firma; Realizar atividades do cartório como: escrituras, inventários, procurações, autenticações, condomínio, contratos, declarações, reconhecimento de firma, certidões de protesto, lavratura de protesto entre outras atividades.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Conferir folhas de pagamento e ponto; Controlar ponto eletrônico; Organizar arquivos; Cuidar dos benefícios dos funcionários, como VR, VT, assistência médica; Informar e tirar dúvidas dos funcionários e prestadores de serviços sobre assuntos relacionados a trabalho; Prestar assistência durante capacitações, treinamentos, entrevistas e etapas do processo seletivo; Corrigir avaliações e testes; Entrar em contato com candidatos; Manter atualizado quadros de aviso; Auxiliar durante a conferência de folhas de ponto, pagamento e liberação de férias; Aprender sobre a rotina administrativa e auxiliar os demais funcionários do setor.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Controlar, programar e coordenar operações de transportes em embarque, transbordo e desembarque de carga em geral. Verificar as condições de segurança dos meios de transportes e equipamentos utilizados, como também, da própria carga. Supervisionar o armazenamento e transporte de carga e eficiência operacional de equipamentos e veículos. Controlar os recursos financeiros e insumos, elaborar documentação necessária ao desembargo de cargas e atender clientes. Pesquisar preços de serviços de transporte, identificar e programar rotas, informar sobre condições do transporte e da carga. Planejar, controlar e programar a produção; controlar suprimentos (matéria-prima e outros insumos). Planejar a manutenção de máquinas e equipamentos. Tratar informações em registros de cadastros e relatórios e na redação de instruções de trabalho.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Efetuar os lançamentos da movimentação de entradas e saídas, e controlar os estoques. Distribuir produtos e materiais a serem expedidos. Organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados.

PS: Os menores de 18 anos não frequentarão ambientes inapropriados, insalubres, periculosos, e não poderão desempenhar atividades externas, tampouco que envolva valores, exceto quando realizadas em ambiente laboratorial.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Atender clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes, bares, clubes, cantinas, hotéis, eventos e hospitais; Montar e desmontar praças, carrinhos, mesas, balcões e bares; Organizar, conferir e controlar materiais de trabalho, bebidas e alimentos, listas de espera, observar e manter a limpeza, higiene e a segurança do local de trabalho; Preparar alimentos e bebidas, realizando também serviços de vinhos.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Auxiliar outros profissionais da área no pré-preparo, preparo e processamento de alimentos, na montagem de pratos. Verificar a qualidade dos gêneros alimentícios, minimizando riscos de contaminação. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene e saúde.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Promover a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas, informando sobre suas qualidades e vantagens de aquisição em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha. Registrar entrada e saída de mercadorias. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço. Prestam serviços aos clientes, tais como: troca de mercadorias; abastecimento de veículos; fazem inventário de mercadorias para reposição. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Prestar serviços aos clientes, tais como: abastecimento de veículos, troca de mercadorias. Promover venda e demonstração de produtos; Registrar a entrada e saídas de mercadorias, atendimento aos clientes.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Projetar e modelar confecções de roupas sob encomenda; Confeccionar peças-piloto; Preparar peças, costurar roupas em tecidos, couros e peles; Preparar produtos para armazenagem e expedição, incluindo atividades de passadoria, embalagem e controle de estoques; Realizar manutenção produtiva. Atuar em todas as etapas da confecção de roupas sob medida, desde o desenho do modelo até sua expedição.

ATIVIDADES PRÁTICAS: Preparar materiais para alimentação de linhas de produção; Organizar a área de serviço; Abastecer linhas de produção; Alimentar máquinas e separar materiais para reaproveitamento.