Jovens: Dúvidas e Dicas

Cuidados necessários para o dia da entrevista

Apresentação pessoal para a entrevista

Obs.: A aparência é a sua primeira impressão, se você não tiver esse cuidado, você não terá a segunda impressão.

Cuidado com a sua comunicação

Obs.: Se você sente dificuldade em alguma das situações descritas, reforço a importância em treinar antes, nem que seja de frente para o espelho, isso vai te dar mais segurança.

Dicas de como se preparar para uma entrevista para jovem aprendiz

  1. Faça o chamado “DEVER DE CASA”. Estudar sobre a empresa, pesquise no site dela os tópicos missão, visão e valores, e caso ela não tenha site, tente obter informações das pessoas que nela trabalham acerca do ramo de atividades, tempo no mercado, se tem filiais, se tem algum trabalho social, quantidade de funcionários, etc...

  2. Estude, formule respostas para possíveis perguntas que geralmente são feitas em entrevistas. São elas:

Aqui você deve fazer uma apresentação rápida sobre você, nome, idade, sua escolaridade, com quem mora (seja breve), um pouco das suas características e seus objetivos de vida

Seja sempre sincero pois a mentira, como dizem, “tem pernas curtas”.

Aqui você vai falar das suas habilidades, qualidades, pense no seu período escolar no que era bom, até mesmo em casa com a família, se tem alguma habilidade com computador, pessoas, números, habilidades de memória, cursos, etc..

Embora você nunca fique à vontade em falar para ninguém, até por medo de se sabotar e perder a vaga, você tem que ser sincero, mas claro, tente sempre demonstrar que sabe dessa deficiência, mas está tentando melhorar e se possível, fale o que está fazendo.